O SASSMAQ é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade. O sistema possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços de transporte de produtos/resíduos químicos.
Os produtos químicos são substâncias, ou mistura de substâncias, com potencial de causar danos a organismos vivos ou ao meio ambiente. Muitos destes ainda podem tornar-se perigosos quando interagem com outros materiais.
Devido a essas características as empresas que realizam o transporte destas substâncias devem realizar o correto gerenciamento destas substâncias, a fim de assegurar a segurança a saúde humana e ao meio e ambiente.
Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:
- o que é a SASSMAQ?
- para que serve o SASSMAQ
- benefícios do SASSMAQ
- quais os requisitos do SASSMAQ?
- como implementar o SASSMAQ?
Neste artigo explicaremos para que serve, quais os requisitos e como implementar o SASSMAQ. Confira!
O que é a SASSMAQ?
O SASSMAQ - Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade é uma ferramenta de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química, principalmente o transporte dos produtos químicos. O SASSMAQ auxilia as empresas no processo de seleção, qualificação e na definição de planos de ação para melhoria contínua.
Esse sistema foi criado pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM).
Baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), em 2001 a ABIQUIM criou uma ferramenta para avaliação, de forma uniforme, dos sistemas de gestão ambiental, de saúde, da segurança e da qualidade dos prestadores de serviços. O ICE é voltado para a melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.
O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário.
Desde 2005, a SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional. Ter o sistema implementado dentro de sua organização não é obrigatório, no entanto, como na certificação ISO, o sistema demonstra ser um importante diferencial para as empresas certificadas. Uma vez que comprova que os transportadores oferecem serviços qualificados nas operações de logística.
Para que serve o SASSMAQ?
O SASSMAQ serve como um conjunto de boas práticas que tem como objetivo reduzir, os riscos nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos.
O SASSMAQ asseguram as empresas químicas que o transporte dos produtos químicos realizado por terceiros são conduzidos de maneira segura, com qualidade e com o devido cuidado em relação à segurança dos trabalhadores, do público e do meio ambiente.
O sistema padroniza a avaliação do transporte prestado.
Benefícios do SASSMAQ
Os principais benefícios do SASSMAQ são:
- comprovar a capacidade do fornecedor transportar produtos químicos com segurança;
- diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas, já que são adotados uma serie de requisitos de segurança, principalmente a NR 26;
- valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
- adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
- reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
- qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.
Quais os requisitos do SASSMAQ?
Para conseguir a certificação SASSMAQ a empresa precisa obedecer a uma série de práticas para melhorar o processo de logística dos produtos químicos.
Para isso devem ser observados alguns requisitos, tais como:
-
possuir licenças para a realização da atividade de transporte, já que no processo de certificação é exigido cópias dessas licenças;
-
participar de vistorias onde são conferidos por um checklist se todos os itens exigidos para obter a certificação foram implantados. Nesta vistoria são verificados os itens mandatórios, ou seja, os itens obrigatórios por lei ou de exigência da indústria química. Os itens que a indústria química normalmente exige de seus prestadores de serviços de logística. E, também, os itens desejáveis para melhoria do sistema SASSMAQ;
-
a transportadora deve obter a pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações. Essa pontuação acompanha o cumprimento das exigências do SASSMAQ e também, permite que a empresa mantenha o certificado. A pontuação é feita de acordo com o número de atendimentos prestados pela transportadora.
Como implementar o SASSMAQ?
Para implementar o SASSMAQ de forma fácil e assertiva é necessário possuir um sistema integrado de gestão de resíduos e ambiental, como a VG Resíduos.
O sistema auxilia no cumprimento de todos os requisitos já que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental;
Através do VG Resíduos é possível definir como todos os funcionários terão acesso às informações relevantes do sistema de gestão. Como também avaliar as competências de cada profissional envolvido no transporte a fim de elaborar planos e treinamentos individuais.
O software permite a gestão de riscos, uma vez que através dos dados inseridos no sistema a identificação e análise dos riscos ambientais, ocupacionais e operacionais são facilitadas.
O sistema da VG Resíduos permite elaborar plano de ação para minimizar os impactos ambientais identificados. Como também obter alertas para inspeção e manutenções de rotina dos equipamentos.
Sendo assim, o SASSMAQ é uma ferramenta muito necessária para as empresas químicas, já que é um sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade das empresas que prestam serviços à indústria química, principalmente o transporte dos produtos químicos. Muitas empresas têm buscado transportadoras com a certificação SASSMAQ por estas terem certificação de boas práticas nos quesitos de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Qualidade.
Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.