A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através dela a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.
Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:
- o que é gestão ambiental
- benefícios da gestão ambiental nas empresas
- como fazer o planejamento da gestão ambiental
- [qual a relação entre Gestão ambiental e Gestão de Resíduos](#qual-a relação-entre-gestão-ambiental-e-gestão-de-resíduos)
Neste artigo entenderemos como gerar valor para sua marca com a gestão ambiental. Confira!
O que é Gestão Ambiental?
A gestão ambiental está começando a desempenhar um papel cada vez mais importante na proteção do meio ambiente, bem como na saúde pública. Há uma preocupação crescente em relação à atenção que as empresas dão em relação aos impactos ambientais promovidos por ela.
O significado de gestão, de forma mais clara e sucinta, é o ato de gerenciar pessoas, processos, ativos e estratégias através de um alinhamento comum em direção a um objetivo.
A gestão ambiental é parte da gestão geral do negócio. Ela se aplica nas atividades produtivas da empresa e no impacto ambiental que elas podem causar.
A gestão ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente.
Através dela a organização faz com que os seus processos tenham o menor impacto negativo possível no meio ambiente. Também, obtêm melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.
A gestão ambiental atua de forma preventiva e corretiva para tornar o negócio sustentável do ponto de vista ambiental, permitindo com que os recursos utilizados da natureza possam ser repostos posteriormente.
Benefícios da gestão ambiental nas empresas
A gestão ambiental nas empresas é um sistema de administração que dá ênfase na sustentabilidade.
A adoção de gestão ambiental nas empresas, além de diminuir riscos ambientais, traz consigo oportunidades, como a redução de custos, devido ao melhor gerenciamento de recursos, eliminação dos desperdícios e fortalecimento de sua competitividade, também gera valor para a marca.
Comumente a aplicação da gestão ambiental nas empresas se dá através da implementação das normas ISO 14000, mais especificamente a ISO 14001 ou Sistema de Gestão Ambiental.
É através do SGA que a empresa determina a sua gestão de meio ambiente, os objetivos e indicadores ambientais e como serão monitorados. Além disso, define quais os processos afetam o meio ambiente.
A gestão ambiental nas empresas tem como benefício:
- redução dos impactos da empresa na natureza;
- uso racional e sustentável dos recursos naturais;
- preservação da biodiversidade;
- uso dos métodos corretos de destinação de resíduos e materiais tóxicos;
- adoção de sistemas de reciclagem;
- uso de métodos que reduzam a poluição do ar, da água e do solo;
- tratamento e reutilização de resíduos e de matéria-prima no processo produtivo de empresas;
- redução do consumo de água e energia;
- desenvolvimento de programas de educação ambiental, reciclagem e logística reversa de produtos como pilhas, pneus, baterias, peças de eletrônicos etc.
Como fazer o planejamento da gestão ambiental?
O planejamento da gestão ambiental é um processo contínuo e não um evento único. Através do planejamento são identificados os riscos e oportunidades para o meio ambiente.
O planejamento é fundamentado através do ciclo PDCA, abreviação em língua inglesa para as palavras Plan, Do, Check e Act. O ciclo PDCA serve para administrar um processo de maneira sistemática e baseada em fundamentos reais coletados por indicadores que forneçam detalhes sobre o processo.
Portanto, para fazer planejamento da gestão ambiental de sucesso a empresa deve:
-
Identificar as responsabilidades de todos os atores envolvidos no empreendimento e como suas ações afetam para reduzir os impactos ambientais: devem ser identificados as ações dos fornecedores, clientes, colaboradores, enfim, todos que afetam ou são capazes de afetar a empresa.
-
Identificar os requisitos legais e de clientes: nesta etapa do planejamento devem ser consideradas todas as legislações, normas e diretrizes técnicas que tange a organização.
-
Realizar o diagnóstico da situação: nesta etapa do planejamento o gestor ambiental deve realizar o levantamento de aspectos e impactos ambientais, criar indicadores de desempenho e sistema de qualificação para todos os aspectos e impactos ambientais.
-
Elaborar projetos de gestão ambiental: esses projetos visam a melhoria contínua dos aspectos ambientais identificados na fase de diagnóstico.
-
Determinar os objetivos ambientais e indicadores: nesta etapa deve ser considerado os aspectos ambientais para definir objetivos que buscam a melhoria contínua de seus processos.
-
Criar registros para avaliar e controlar a gestão ambiental, os objetivos e os indicadores ambientais.
-
Comunicar o Plano de Gestão Ambiental a todos os envolvidos: colaboradores, vizinhança, clientes e parceiros, acionistas, fornecedores e etc..
-
Treinar e capacitar todos os colaboradores sobre a gestão ambiental e sobre a importância de ter processos limpos.
-
Realizar a análise crítica da gestão ambiental da empresa: esta análise pode ser realizada através dos resultados de auditorias.
Qual a relação entre Gestão ambiental e Gestão de Resíduos?
Os resíduos sólidos gerados pelas empresas é atualmente um dos principais problemas no que tange a área de meio ambiente. Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS a responsabilidade pela gestão de resíduos é do próprio gerador.
Uma adequada gestão ambiental favorece a diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos, uma vez que através dela a organização reestrutura seus processos e aplica práticas sustentáveis. Além disso, a empresa muda a sua forma de pensar sobre os resíduos, entendendo que sua redução e reutilização são fundamentais para a preservação ambiental.
Ao realizar a gestão de resíduos a empresa está adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento. O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
A gestão contribui para reduzir a geração de resíduos através de medidas que modificam o processo, substituindo matérias-primas e maquinários mais eficientes. Além disso, com a gestão é possível quantificar, controlar, gerenciar e inspecionar a geração de resíduos, isso colabora para a redução.
Para facilitar a gestão ambiental dentro das organizações a empresa pode aderir ao software VGR Gestão de Resíduos Online. Esse software vislumbra as necessidades dos clientes que demandam controle total de todos os processos de gestão ambiental. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.
O software de gestão da VGR oferece diversos dashboards que permitem que toda sua equipe veja as tarefas de uma só vez. O progresso de cada uma delas é registrado no seu respectivo lugar para evitar desorganização. Com a plataforma é possível realizar a gestão completa dos documentos necessários para o licenciamento ambiental. Inclusive documentos de seus fornecedores.
Também, pelo software, é possível emitir todos os certificados de maneira automática e monitorar todas as obrigações ambientais da empresa. Além disso, acusa a falta de documentos obrigatórios.
O software, também, coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos. Gera o inventário Conama 313 já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada
Portanto, para gerar valor para sua marca com a gestão de resíduos a empresa deve incorporá-la como parte estratégica do negócio. A gestão atua de forma preventiva e corretiva para tornar o negócio sustentável do ponto de vista ambiental, permitindo com que os recursos utilizados da natureza possam ser repostos posteriormente.
Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.