Realizar a reciclagem de plástico passo a passo é o ponto inicial para o sucesso das empresas do setor de reciclagem. A capacidade de reutilização e reciclagem do plástico é um excelente negócio, contudo, o desafio é estruturar o modelo de negócio transformando o plástico em soluções lucrativas. A tarefa de tornar a reciclagem do plástico em bons negócios para as empresas passa pela valorização dos resíduos plásticos e do avanço tecnológico.
Grande parte dos produtos que consumismos atualmente são feitos de plástico. O uso do material revolucionou a indústria, mas também gerou um grande desafio para o planeta: o acúmulo de lixo. No Brasil é gerado anualmente o equivalente a 10,5 milhões de toneladas, e somente 26% é reciclado. Portanto, confira o passo a passo da reciclagem do plástico!
Conhecendo o Plástico
Plástico significa adequado á moldagem, sendo um material flexível. São formados por moléculas orgânicas poliméricas, derivadas do petróleo. O mais simples deles são o polietileno. Mas também existe o PVC poli (cloreto de vinila), o polipropileno, o poliestireno e o PET - poli (etileno tereftalato).
Esses plásticos podem ser divididos em três grupos:
- 1º grupo: as embalagens de PVC para alimentos;
- 2º grupo: os plásticos PET e poliestireno que apresentam características tóxicas, porém mais brandas que os plásticos do 1º grupo;
- 3º grupo: são os plásticos que apresentam características pouco tóxicas como o polietileno e o polipropileno.
A reciclagem do plástico é possível devido a algumas características que os tornam atrativos para o processo. São elas: força e resistência, durabilidade e longa vida, baixo peso, excelente barreira contra água e gases, resistência à maioria dos agentes químicos, excelente processabilidade e baixo custo.
Reciclagem de plástico passo a passo
Os produtos plásticos normalmente apresentam um símbolo que indica se eles são recicláveis ou não. A simbologia é dada de acordo com o tipo de plástico do qual são feitos. Mas, como é realizada a reciclagem de plástico passo a passo? Confira:
Tipo de processo de reciclagem
Existem três tipos de reciclagem, que geram diferentes tipos de produtos e benefícios. São elas: a reciclagem química, mecânica e energética. A mais empregada é a mecânica. A escolha depende do modelo de negócio de cada empresa.
A reciclagem mecânica consiste em transformar os plásticos em pequenos grânulos, que podem ser utilizados na produção de novos materiais, tais como: sacos de lixo, pisos, mangueiras, embalagens não alimentícias, peças de automóveis, entre outros.
A reciclagem química reprocessa os plásticos transformando-o em materiais petroquímicos básicos, que servem de matéria-prima para a criação de outros produtos. Essa reciclagem é mais tolerante a impurezas. Todavia, é mais caro e necessita de enormes quantidades de plástico para ser economicamente viável.
A reciclagem energética transforma o plástico em energia térmica e elétrica através da incineração. Ou seja, nesse processo, é reaproveitado o poder calorífico armazenado nos plásticos. Porém, o método de implantação é mais caro.
Saiba os tipos e formas de reciclagem de resíduos plásticos.
Etapas da reciclagem
A reciclagem mecânica é a mais empregada e a mais lucrativa. Nesse processo os materiais reciclados passam por um processo de alteração física.
A reciclagem mecânica de plástico passo a passo passa por quatro etapas:
- Fragmentação (moagem)– os resíduos são levados para um moinho que reduzem o seu tamanho.
- Lavagem e Separação– os fragmentos (comumente chamados de flakes) são lavados com água e a separação é feita pela diferença de densidades, ou seja, os materiais mais densos afundam e os menos densos ficam na superfície da água.
- Secagem– os flakes separados são secos em grandes secadores com circulação de ar quente.
- Extrusão– os flakes secos são alimentados em uma máquina extrusora onde são fundidos por aquecimento e levados por uma rosca sem fim a uma matriz onde são formados os filamentos contínuos (comumente chamados de “espaguetes”). Esses são resfriados em uma banheira com água a temperatura ambiente e são cortados em uma granuladora, formando os grânulos de material plástico reciclado que são embalados.
Saiba como montar uma empresa de reciclagem em 7 passos.
O lucro que vem do lixo
A reciclagem de plástico passo a passo começa quando o consumidor separa e entrega as embalagens ou produtos plásticos para a coleta seletiva ou aos Pontos de Entrega Voluntária – PEVs.
Nesses locais, o material que é recolhido pelos catadores e cooperativas e levado para os Centros de Triagem, onde cada produto é separado pelo tipo de resina (PET, PEAD, PVC, PEBD, PP, PS, outros). Depois da triagem, cada grupo de material é levado para as Recicladoras.
Empregar a reciclagem de plástico é lucrativo para as empresas que acreditam que um desenvolvimento sustentável é possível, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico e o respeito ao meio ambiente. O faturamento de micro empresas do setor de reciclagem de plástico pode chegar a R$120 mil por ano.
Para alcançar esse faturamento é necessário ter bons fornecedores do resíduo e compradores do reciclado. Hoje a internet facilita o contato com esses geradores e compradores. Haja vista que há vários canais que os conecta com a empresa de reciclagem.
A VG Resíduos possui uma plataforma, o Mercado de Resíduos que conecta as geradoras, transportadoras e compradoras de plástico. Através do Mercado de Resíduos as empresas terão a chance de negociar os resíduos de plástico ou o plástico já reciclado obtendo vantagens financeiras com a compra/venda de resíduo.
Esta plataforma trata-se de um ambiente virtual idealizado para oferecer comodidade, praticidade e segurança as empresas que buscam lucratividade, sem perder de vista o cumprimento das legislações ambientais.
Além do Mercado de Resíduos, a VG Resíduos possui um software para gestão de resíduos. Ferramenta ideal para empresas, pois todo o processo de gestão dos resíduos passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.
Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos.
Assim, concluímos que conhecer a reciclagem de plástico passo a passo é importante para que a indústria de reciclagem obtenha o lucro desejado através da economia circular. A reciclagem de plástico está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), uma vez que se baseia no princípio da precaução. Além disso, a PNRS incentiva as empresas de reciclagem.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Tudo que você precisa saber sobre reciclagem de plásticos