É possível lucrar ao montar uma empresa de reciclagem de pet, uma vez que, além de ser cada vez maior o número de empresas que buscam produtos reciclados, a tecnologia e a qualidade dos reciclados têm evoluído ao longo dos anos. O Brasil perde mais de R$ 3 bilhões por ano por não reciclar resíduos sólidos. Apesar do desperdício o setor de reciclagem ainda consegue movimentar R$ 12 bilhões por ano. Ou seja, é um negócio muito rentável e promissor e que ainda auxilia a prevenir danos à natureza.
Há leis que incentivam as empresas a usar resíduos em seus processos produtivos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, a PNRS determina a responsabilidade das organizações em buscarem alternativas sustentáveis para diminuir o descarte de resíduos. Esses fatores são preponderantes para montar uma empresa de reciclagem de pet. Confira!
Como montar uma empresa de reciclagem de pet?
O sucesso de um negócio é o planejamento para evitar riscos que impeçam obter o lucro desejado.
Para montar uma empresa de reciclagem de pet o empreendedor deve ter um plano de negócio que serve como base para gerenciar a organização. Nesse plano será possível encontrar informações detalhadas do negócio, do produto que irá oferecer, futuros clientes, fornecedores, concorrentes. Além disso, devem ser definidos os objetivos que devem ser alcançados e como será alcançado o sucesso.
Confira dicas para montar uma empresa de reciclagem de pet:
1. Buscar por matéria prima e ótima localização
Antes de montar uma empresa de reciclagem de pet o empreendedor tem que verificar se há matéria prima suficiente para manter três fatores importantes: giro de estoque, cobertura dos estoques e nível de serviço ao cliente. E se o local que será montando essa empresa de reciclagem esta situada em um local onde a oferta de matéria prima é abundante.
A melhor escolha é sempre a mais próxima da matéria prima escolhida. É importantíssimo, o empreendedor avaliar se a oferta de matéria prima vai oferecer a possibilidade de manter um estoque mínimo para atender os seus clientes.em contrapartida a matéria prima não pode ficar por muito tempo no estoque. Portanto, o estoque de matéria prima deve ser mínimo, com intuito de gerar o menor impacto no capital de giro.
Para conseguir matéria prima para manter o seu negócio, a empresa pode buscar parcerias com outras organizações geradoras de pet ou associações de catadores. Existe a possibilidade também de implantarem pontos de entrega voluntária, aonde a população voluntariamente entregarão as pet para a reciclagem.
Vale ressaltar que, antes de decidir onde montar uma empresa de reciclagem de pet o empresário deve verificar as regulamentações do município para abrir um negócio e observar os seguintes detalhes: verifique se o imóvel que será montado à empresa atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação e característica da região.
Como realizar a reciclagem de plástico passo a passo
2. Verificar exigências legais
Para montar uma empresa de reciclagem de pet o empresário deve realizar uma consulta comercial junto à prefeitura onde será aberta a empresa. A consulta serve para verificar se é permitido no local escolhido montar uma empresa de reciclagem de reciclagem de pet.
Além disso, antes de registrar o nome e marca da empresa o empresário deve verificar junto a Junta Comercial ou Cartório e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) se o nome pretendido já é utilizado.
Para montar a empresa também são necessários:
- solicitação do CNPJ;
- solicitação da inscrição estadual;
- alvará de licença;
- matricula no INSS;
Além do mais, é preciso consultar a legislação para verificar quais leis e normas devem ser seguidas para a atividade exercida.
Saiba quais prejuízos pode ter o tratador sem licença ambiental.
3. A estrutura de uma empresa de reciclagem de pet
A estrutura de uma empresa de reciclagem depende da matéria prima, quantidade e oferta, como também, do giro de estoque.
A decisão do tamanho do galpão é única e exclusiva do empresário. Para melhor tomada de decisão a SEBRAE sugere uma área mínima de 1.500m² para reciclagem de plástico filme e pet.
Além da estrutura física, a recicladora precisará de pessoal para trabalhar na empresa. Montar uma empresa de reciclagem exige a contratação de diversos profissionais.
Será necessário: administrador, encarregado de produção, operador de máquina, auxiliar de produção, motorista, vigia, ajudante de carga e descarga e representante comercial.
Os equipamentos são essenciais para realizar o processo de reciclagem. Para reciclar plásticos é necessário a aquisição de prensa, moinho, extrusora, triturador, aglutinador, centrifuga e batedor.
O investimento ao montar uma empresa de reciclagem de pet depende de decisões do empreendedor, como: se o local será próprio ou alugado; se os equipamentos serão novos ou usados; a quantidade de funcionários; etc..
Como a VG Resíduos auxilia?
A VG Resíduos por meio de uma plataforma online de compra e venda de resíduos oferece um serviço de qualidade. O Mercado de Resíduos trás soluções para empresas que lucram com a reciclagem de pet.
Com o sistema que conta com módulos ideais para o seu segmento, todo o processo de venda e compra passa a ser automatizado e on-line, viabilizando uma gestão completa, dinâmica e eficiente.
As vantagens do software da VG Resíduos são: auxilia a empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores e clientes; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.
Assim sendo, concluímos que montar uma empresa de reciclagem de pet é muito lucrativo já que o tema sustentabilidade é o maior incentivador, juntamente com leis especificas sobre a destinação ambientalmente correta de resíduos. A conscientização e a preocupação com o destino de resíduos aumentam e, consequentemente, crescem as oportunidades para trabalhar nesse ramo. O investimento depende da amplitude do negócio e do objetivo traçado, porém o lucro é considerável.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: 7 Dicas Para Você Montar Uma Empresa de Reciclagem de Sucatas