Evitar sanções ambientais é uma grande preocupação das empresas no gerenciamento de resíduos. A destinação final ambientalmente adequada é um dos passos necessários para se evitar sérios impactos ambientais e se alcançar o comprometimento sustentável, inclusive por determinação da legislação ambiental brasileira.
A geração de resíduos é intrínseca as atividades realizadas pelas empresas. Devido a um maior consumo, que consequentemente aumenta a produção, a geração de resíduos tem aumentado cada vez mais dentro delas. Confira como proceder adequadamente para evitar as temidas sanções ambientais!
O que é destinação final ambientalmente adequada?
A instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei nº 12.305/2010, foi o marco para a legislação brasileira referente ao gerenciamento dos resíduos. A lei institui a responsabilidade das empresas pela destinação dos seus resíduos.
Para uma destinação de resíduos adequada são necessárias algumas etapas, como: avaliação do inventário dos resíduos, informações sobre as principais fontes geradoras, classificação dos resíduos, definição do acondicionamento, da coleta, do transporte e do tratamento final.
Na PNRS, em seu artigo 3°, a definição de destinação é a descrita abaixo:
“a destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.”
Ou seja, após a classificação dos resíduos os mesmos são enviados para reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação ou reaproveitamento energético. E por ultimo, e quando não houver tecnologia para o seu reaproveitamento, a disposição em aterros.
A empresa pode aproveitar vários instrumentos para essa destinação ambientalmente correta. Entre elas a implantação de um sistema de logística reversa.
Saiba como melhorar o gerenciamento dos resíduos de sua empresa.
Como evitar sanções ambientais?
A empresa que não destinar os resíduos gerados em seus processos pode sofrer varias sanções ambientais. A legislação brasileira determina penalidades para quem descumprir a lei.
Os geradores que não realizarem a destinação poderão pagar multas e até penas de reclusão de até 3 anos. Além disso, mancha a imagem da empresa afastando os clientes. Uma vez, que o mercado exige das empresas uma produção limpa e sustentável.
Para evitar sanções ambientais com a destinação correta dos resíduos o gerador dever classificar primeiramente o resíduo em dois principais grupos: resíduos recicláveis e não recicláveis.
Classificando o tipo de resíduo fica mais fácil para definir o tipo de destinação correta deve ser dado. A destinação de resíduos recicláveis é feita até uma usina de reciclagem. Nessa usina o resíduo é beneficiado para voltar ao processo produtivo, transformando-se em outros produtos.
A destinação de resíduos não recicláveis pode ser, por exemplo, em aterros, coprocessamento e incineração.
Benefícios da destinação final correta
A destinação correta dos resíduos trás diversos benefícios. Tais como:
- redução da poluição ambiental: dispondo corretamente os resíduos, evita-se danos à natureza, como a contaminação do solo, poluição dos lagos e rios;
- diminuição dos gastos com a limpeza urbana: mantendo a cidade limpa e separando e dispondo corretamente, exigindo menos investimento com a limpeza, sobrando mais recursos para investimentos em outros setores do município;
- aumento da vida útil do aterro: com a destinação correta dos resíduos recicláveis, o aterro receberá menos lixo, ampliando assim sua vida útil;
- minimização dos riscos de endemias: a disposição correta minimiza as chances de proliferação de vetores e doenças;
- melhoria da qualidade de vida: todos os itens citados acima contribui para a melhora na qualidade de vida no município;
- melhora a imagem da empresa: o ato de destinar corretamente os resíduos evita sanções ambientais a empresa mostrando que essas cumprem a lei e tem responsabilidade ambiental.
Empresas que gerenciam a destinação de resíduos
Com a aprovação da PNRS, o mercado passou a ter uma necessidade maior de empresas que gerenciam a destinação de resíduos. Uma vez que o conhecimento técnico para a destinação correta de resíduos é fundamental para evitar sanções ambientais
As empresas de gerenciamento de resíduos têm como objetivo avaliar os principais resíduos produzidos pela empresa. Além de auxiliar a montar a logística de coleta e separação desse material e, se possível, realizar a reciclagem. Os conhecimentos técnicos dessas empresas também ajudam a geradora a pesquisar formas de tratamento de resíduos que não podem ser reaproveitados.
É importante que a geradora de resíduos escolha uma empresa respeitada no mercado para o gerenciamento dos seus resíduos. A VG Resíduos é uma empresa que atua há anos no mercado ambiental.
As vantagens da VG Resíduos são: auxilia a empresa a cumprir a Política Nacional de Resíduos; facilita a gestão passivos de informações e evita perdas e falhas no processo; padroniza a comunicação com fornecedores e clientes; minimiza a possibilidade de prejuízos para a empresa; permite o controle completo de documentação e licenças; otimiza a elaboração de relatórios e inventários; auxilia no cumprimento de prazo, com lembretes e alertas de vencimento; sistematiza as informações em gráficos e dashboards para orientar a tomada de decisões estratégicas.
Além disso, a VG Resíduos possui uma plataforma online de compra e venda de resíduos. Essa plataforma possibilita que a geradora negocie os seus resíduos recicláveis para outras empresas que tem interesse. Assim sendo, a organização ainda consegue obter lucro com o “lixo”.
Saiba como a VG Resíduos pode ajudar na gestão de resíduos da sua empresa.
Sendo assim, conclui-se que para a empresa evitar sanções ambientais com a destinação correta de resíduos é necessário o cumprimento da lei ambiental sobre gerenciamento de resíduos. A geradora deve classificar o seu resíduo e envia-los par a destinação mais ambientalmente correta.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Como a Gestão de Resíduos Auxilia Sua Empresa a Afastar Passivos Ambientais?