Para evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos as empresas especializadas em soluções ambientais dispõem de algumas formas de tratamento diferentes. Cada tratamento é adequado para cada tipo de resíduo. Dentre os modos mais comuns temos a incineração, o coprocessamento ou a trituração.
É muito importante que ao tratar resíduos cosméticos seja avaliado antes o tipo de produto. Além disso, analisar qual a forma menos agressiva ao meio ambiente. Uma vez que os resíduos cosméticos contem em sua formulação vários produtos químicos. Confira!
Resíduos Cosméticos: destino correto
Para evitar erros no tratamento de resíduos cosméticos é importante avaliar o tipo de produto e qual a forma menos agressiva para o meio.
Os resíduos cosméticos são formados com componentes químicos variados. Em sua formulação contem substâncias naturais e sintéticas (substâncias químicas) ou suas misturas. Quando descartado de forma incorreta causam problemas gravíssimos ao meio ambiente, como a contaminação das águas e solo.
O Brasil é o quarto maior consumidor de cosméticos no planeta, perdendo para Estados Unidos, China e Japão. Esse alto consumo gera uma dúvida em relação à destinação final ambientalmente correta: como tratar resíduos cosméticos adequadamente?
Os resíduos cosméticos como são considerados resíduos químicos necessitam de um tratamento para neutralizar as substâncias nocivas à saúde humana e impedir impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, as embalagens devem receber algum tipo de tratamento antes de serem descartados. Após o uso ou fim da data de validade o produto e a embalagem devem ser destinados de forma ambientalmente correta.
Ultimamente, várias empresas que fabricam os cosméticos estão realizando o recolhimento das embalagens de cosméticos. Exemplos têm a Avon, que criou um programa para coletar embalagens e resíduos de maquiagem e esmaltes de qualquer marca. Com essa atitude a organização se preocupa com a sustentabilidade e a logística reversa, que deve ser implementada nas indústrias, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Saiba como sua empresa pode lucrar ao reciclar resíduos cosméticos.
Tipos de tratamento de resíduos cosméticos
A escolha do melhor tratamento de resíduos cosméticos dependerá do tipo de produto químico presente. Conheça os principais tratamentos!
Incineração
A incineração de resíduos cosméticos é a alternativa correta para dar o destino adequado aos resíduos que não podem ser reaproveitados.
Esse tratamento tem o intuito de evitar problemas ambientais que os produtos químicos presente nos cosméticos causam quando em contato direto com o ambiente.
A incineração é um processo que realiza a decomposição através da queima. O resíduo é exposto a uma alta temperatura que pode ir além dos 950º C. Desta forma, a fração orgânica do resíduo é destruída através da incineração. Esse tratamento reduz consideravelmente o volume do resíduo. E as cinzas resultantes podem ser comercializadas para serem aplicadas como insumos em outros processos.
Para a realização desse tratamento de resíduos cosméticos é necessário seguir as orientações das normas regulamentadoras e realizar a incineração em ambiente controlado
Coprocessamento
O coprocessamento de resíduos cosméticos é uma técnica que consiste em destruir o resíduo por meio de incineração. Geralmente, esta queima é feita nos fornos de indústrias de fabricação de cimento.
Os resíduos cosméticos são usados como combustíveis para os fornos de clinquerização.
Esse tipo de tratamento de resíduos cosméticos beneficia a indústria cimenteira, uma vez que os resíduos, após passarem pelo processo de queima, transformam-se em matéria-prima para o próprio cimento.
Trituração
Outra opção de tratamento de resíduos cosméticos é a trituração.
A trituração dos resíduos cosméticos ajuda na redução da granulometria do resíduo. Sendo assim são reduzidos gastos com o transporte do resíduo até os centros de destinação final.
Esse tratamento complementa a reciclagem e torna o resíduo mais eficiente para ser reaproveitado.
Como localizar geradores de resíduos cosméticos?
O mercado de tratamento de resíduos cresceu muito nos últimos anos com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com a lei os geradores começaram a se preocupar com as formas de destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.
A lei determina que o gerador busque alternativas para destinar o resíduo protegendo o meio ambiente. A PNRS através dessas determinações trouxe várias vantagens para que os tratadores aumentassem seus lucros negociando os resíduos de outras organizações. Porém, onde localizar esses geradores?
Atualmente, a popularização da internet para compra e venda de qualquer produto se tornou a melhor opção para a empresa localizar geradores de resíduos mais próximos ao seu negócio.
As vantagens em utilizar a internet são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar vários geradores de resíduos. A internet trouxe um processo de compra e venda rápido acabando com a perda de tempo.
Hoje é possível localizar geradores de resíduos a partir de paginas da internet que reúnem não apenas uma ou duas, mas várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.
O Mercado de Resíduos é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.
A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa especializada no tratamento de resíduos cosméticos aumentar seu lucro.
Utilizar o Mercado de Resíduos da VG Resíduos é fácil e rápido:
- 1º o gerador cria uma oferta do resíduo que deseja vender, sem custo;
- 2º a plataforma dispara a oferta para os tratadores cadastrados e regulares;
- 3º os tratadores de resíduos dão lances nas ofertas;
- 4º é selecionado o melhor comprador para o resíduo com base em alguns critérios: como preço, localização, rating do comprador etc.
O sistema é 100% online, com acesso 24 horas por dia. A plataforma é bem simples e didática.
Assim sendo, para evitar os erros mais comuns no tratamento de resíduos cosméticos as tratadoras devem avaliar antes o tipo de produto que será tratado. Assim, após essa avaliação escolher o tratamento mais adequado para cada tipo de resíduo. Dentre os modos mais comuns temos a incineração, o coprocessamento ou a trituração.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sistema MTR online: o que é, exigências legais e como emitir?