O inventário de resíduos é uma ferramenta importante para a gestão dos resíduos gerados na empresa. Através dele a empresa irá quantificar e diagnosticar as informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados. Com a VG Resíduos você consegue elaborar o inventário de resíduos de forma fácil e automatizada. Neste artigo você apreenderá a elaborar um inventário de resíduos funcional. Confira!
A Resolução CONAMA n° 313/2002, instituiu no Brasil o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos para coletar, por meio dos órgãos estaduais de meio ambiente, todas essas informações das empresas geradoras de resíduos.
Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:
- o que é inventário de resíduos
- inventário de resíduos industriais
- tipos de resíduos para serem inventariados
- como elaborar um inventário funcional
- Informações essenciais que devem constar no inventário
- a ISO 14001 é uma ótima aliada
##O que é inventário de resíduos?
O inventário de resíduos sólidos, conforme definido na Portaria nº 280, de 29 de junho de 2020, é o conjunto de informações sobre a geração, tipologia, armazenamento, transporte e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados no país e declarada no MTR.
As informações constadas no Inventário de Resíduos, ou seja, o diagnóstico da situação de resíduos sólidos no país serão disponibilizadas periodicamente no SINIR.
Bem antes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o inventário de resíduos foi instituído pela Resolução CONAMA 313 de 29 de outubro de 2002.
O inventário se tornou um importante instrumento de gestão que embasa a política de gestão de resíduos por meio da quantificação e diagnóstico de informações de uma empresa sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.
Este instrumento dá suporte ao Plano Nacional para Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e aos Programas Estaduais. Ele foi criado visando à normalização e legalização dos processos industriais por meio de registro das informações acerca dos resíduos gerados pelas indústrias, evitando assim desvios e irregularidades, como despejo de esgoto fora dos padrões de enquadramento em corpos d’água, disposição de resíduos em locais inadequados e demais ações que culminam na poluição ambiental.
Inventário de resíduos industriais
Os geradores de resíduos deverão até o dia 31 de março de cada ano prestar informações complementares às já declaradas no MTR, referentes ao ano anterior, para elaboração e envio do Inventário Nacional de Resíduos Sólidos por meio do link inventario.sinir.gov.br.
A elaboração do inventário deve ser realizada através do SINIR.
O SINIR é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Este sistema coleta, integra, sistematiza e disponibiliza dados de operacionalização e implantação dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
Por meio do SINIR, Estados e municípios, disponibilizarão anualmente aos órgãos ambientais informações referentes aos resíduos sólidos movimentados em seus territórios. O sistema permite o monitoramento dos avanços na gestão dos resíduos em todo território nacional.
A elaboração do inventário pelo SINIR tem como vantagem:
-
o fim da geração do documento em papel: contribuindo para a redução na geração de resíduos;
-
o fim da cobrança de taxas para emissão das autorizações: contribuindo para redução dos custos com a gestão de resíduos
-
maior segurança para as empresas: uma vez que é mais fácil controlar a emissão do documento.
A empresa estando de posse do seu inventário de resíduos estará cumprindo com a legislação. E, ainda, demonstrará que realiza a gestão interna dos resíduos, controlando as entradas e saídas do processo produtivo.
Com o inventário de resíduos, a empresa terá mapeado todos os processos. Nesse sentido, ela terá informações sobre todos os pontos de melhoria, com possibilidades para reduzir custos e aumentar a produtividade. Assim, as possibilidades de compra e venda de resíduos podem ser uma boa oportunidade para gerar dinheiro a partir do mercado de resíduos.
Tipos de resíduos para serem inventariados
As empresas geram diferentes tipos de resíduos com diversas características, como por exemplo:
- resíduos de processo;
- resíduos de operações de controle de poluição ou descontaminação;
- materiais adulterados;
- materiais e substâncias resultantes de atividades de remediação de solo contaminado;
- resíduos da purificação de matérias-primas e produtos;
- cinzas;
- lodos;
- óleos;
- resíduos alcalinos;
- resíduos ácidos;
- escórias;
- plástico;
- papel;
- madeira;
- fibras;
- borracha;
- metal;
- vidros;
- cerâmicas, dentre outros.
A elaboração do inventário de resíduos é obrigatória em todo o território nacional, para todos os geradores de resíduos sujeitos à elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. São eles:
-
geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana. Nessa categoria são consideradas as empresas de tratamento de água e esgoto, drenagem de água pluvial, as prefeituras que prestam os serviços públicos de saneamento básico por conta própria, entre outros;
-
geradores de resíduos industriais: se aplica a toda e qualquer indústria no país. Desde a indústria alimentícia, automobilística, de equipamentos eletrônicos, as serrarias, entre outras;
-
geradores de resíduos de serviços de saúde: os resíduos desta categoria de geradores são gerados principalmente em hospitais, clínicas, consultórios, mas também na indústria farmacêutica;
-
geradores de resíduos da construção civil: as empresas de construção, de reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis;
-
geradores de resíduos perigosos: os geradores dessa categoria devem se cadastrar em órgãos específicos e detalhar o gerenciamento de resíduos perigosos periodicamente aos órgãos controladores, mesmo se gerarem um volume pequeno de resíduo;
-
geradores de resíduos de serviços de transporte: neste grupo entram as empresas de transporte originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira;
-
geradores de resíduos das atividades agropecuárias e silviculturas, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades: as empresas pertencentes a essa categoria são: frigoríficos, matadouros, abatedouros, açougues, indústria de processamento de produtos agrícolas como arroz, mandioca, milho, soja, feijão, etc.
Saiba como emitir o inventário de forma fácil
Com a VG Resíduos a empresa consegue emitir o inventário de resíduos de forma fácil e automatizada. Tudo isso, através de uma plataforma desenvolvida exclusivamente para gestão de resíduos.
A plataforma é totalmente integrada com o Sistema online de vários Estados brasileiros.
O software da VG Resíduos coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e destinadores dos resíduos.
O gerador de relatórios do sistema é sincronizado ao banco de dados. Esse banco de dados possui todas as informações referentes à geração de resíduos ao longo do ano. Bem como as informações pertinentes de quem tratou, qual a destinação dada ao resíduos, quanto custou e etc.
A plataforma integra a geração automática obrigatória com os órgãos ambientais, inclusive para afastar as sanções ambientais.
Além da integração com os sistemas dos órgãos ambientais para geração automática dos MTRs, o usuário tem todas as vantagens adicionais que a plataforma da VG Resíduos pode fornecer como: relatórios gerenciais, mercado de resíduos (pesquisa de fornecedores ideais e redução de custos).
Informações essenciais que devem constar no inventário
As informações solicitadas são:
- Informações gerais da indústria
- Razão social
- Endereço da unidade industrial
- Endereço para correspondência
- Característica da atividade industrial
- Responsável pela empresa
- Informações sobre o processo de produção desenvolvido pela indústria
- Lista de matérias primas e insumos utilizados
- Identificar a produção anual da indústria
- Apresentar a relação das etapas do processo industrial
- Relacionar todas as etapas do processo de produção
- Informações sobre resíduos sólidos gerados nos últimos doze meses
- Formas de armazenamento
- Formas de tratamento na indústria
- Formas de tratamento fora da indústria / destino
Na própria Indústria
- Armazenamento
- Tratamento
- Reutilização
- Reciclagem
- Disposição Final
Fora da indústria
- Armazenamento
- Tratamento
- Reutilização
- Reciclagem
- Disposição Final
- Informações sobre resíduos sólidos gerados nos anos anteriores
- Resíduos gerados nos anos anteriores que estão sob o controle da indústria
As fábricas devem estar preparadas para inserir no formulário:
- Informações gerais da fábrica
- Listagem das matérias primas e insumos utilizados no ano
- Listagem de produtos fabricados ao longo do ano
- Processo de produção
- Informações sobre os resíduos gerados
- Processo de produção
- Listagem de todos os resíduos gerados
- Codificar todos os resíduos gerados (tabela de resíduos CONAMA)
- Registrar a quantidade de todos os tipos de resíduos gerados (toneladas/ano)
- Verificar se os resíduos gerados são tratados on-site ou off-site
A ISO 14001 é uma ótima aliada
A norma ISO 14001 é conhecida e reconhecida no mundo todo. Esta norma tem como requisitos principais a identificação, controle e monitoramento das questões ambientais na empresa.
A ISO 14001 é uma forte aliada para ter sua empresa sempre ambientalmente organizada e já mapeada na questão nos resíduos sólidos, efluentes. O que facilitará muito na hora do preenchimento do inventário de resíduos.
Com o SGA, implantar o PGRS fica mais fácil, o inventário de resíduos industriais se torna uma consequência de uma boa gestão, levando a empresa a conquistar mercados antes inimagináveis.
Recentemente atualizada, a nova versão da ISO 14001 além de possuir maior compatibilidade com as demais normas ISO, traz requisitos relacionados ao gerenciamento dos resíduos sólidos.
Sendo assim, o inventário de resíduos é um instrumento de gestão ambiental, onde encontramos informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas empresas do país. Para elaborar o inventário de forma funcional o software da VG Resíduos auxilia.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.