
As medidas para diminuir resíduos na sua empresa contribuem para redução de custos e, consequentemente, o aumento do lucro. Entre essas medidas simples temos as práticas sustentáveis de otimização, redução de desperdício e melhoria dos processos.
Sabemos que os resíduos podem gerar diversos impactos ambientais, por isso as empresas devem gerenciar, controlar e monitorá-los de forma eficiente. Faz-se mais que necessário adotar medidas simples para diminuir resíduos dentro das empresas. Vamos lá!
Medidas para reduzir resíduos

As políticas de preservação e conservação ambiental são pré-requisitos para as organizações que desejam serem reconhecidas como uma empresa sustentável. Além disso, as leis ambientais, principalmente as referentes à gestão de resíduos, provocaram a redefinição de atitudes, produtos, processos, práticas produtivas e gerenciais.
A gestão de resíduos viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental. Comumente reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas – ações que contribuem bastante para o desenvolvimento sustentável.
Pensando em como podemos ajudar a sua empresa a desenvolver uma política sustentável, separamos cinco medidas simples para diminuir resíduos. Essas medidas contribuem para tornar sua empresa mais ecologicamente correta.
As medidas mais adotadas são:
- redução de resíduos na fonte;
- reutilização de insumos;
- reciclagem;
- melhoria nos processos;
Redução de resíduos na fonte

O funcionamento de uma empresa gera resíduos, e esses precisam de destinação e tratamento adequado. Diminuir resíduos reduz os custos com sua destinação e cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Quanto menor for à quantidade desses resíduos, menor será o custo para o seu tratamento e disposição e os problemas a eles associados.
A diminuição de resíduos na fonte geradora pode ser atingida a partir de processos ecoeficientes.
Um projeto de redução de resíduos na fonte geradora deve ter:
- alteração da matéria-prima: para isso deve-se fazer um estudo sobre a possibilidade de reutilização de insumos e reinserção de matérias-primas recicláveis no processo. Por exemplo, as indústrias de embalagem plástica retornam as sobras no próprio processo;
- alteração dos processos geradores: modificar o processo e ter maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos.
Reutilização de insumos
A reutilização de insumos evita que o resíduo que poderia voltar ao processo seja descartado. Esse processo contribui para reduzir a exploração de recursos naturais utilizadas para a produção de novos produtos e a quantidade de resíduos descartados.
A reutilização é o uso de um produto por mais de uma vez, independentemente de ser na mesma função ou não. E tem se demonstrado uma oportunidade de bons negócios. Os resíduos passiveis de reutilização podem ser comercializados através do Mercado de Resíduos,
A reutilização de um insumo dispensa o reprocessamento como acontece na reciclagem.
Reciclagem
A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo que não serve mais para o processo. A técnica de reciclagem consiste na mudança do estado físico, físico-químico ou biológico do resíduo, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.
Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima. Com isso diminui a geração de resíduos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.
Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação dos resíduos por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.
Através da reciclagem reduzimos o consumo de recursos naturais, poupamos energia e água, diminuímos o volume de resíduos e damos emprego a milhares de pessoas.
Melhorias no processo
O aperfeiçoamento dos processos é uma maneira para diminuir resíduos da sua empresa.
Para melhorar processo é necessário adotar ideias inovadoras que busquem propor alternativas aos métodos já existentes. Exemplos têm: a troca de maquinários mais eficientes, para reutilizar matérias-primas e diminuir os resíduos; a substituição de matéria-prima com um grau de pureza mais elevado.
5S – Programa de redução de resíduos

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada também nas organizações para diminuir o desperdício e reduzir a geração de resíduos. A metodologia foca 5 sensos, cada um deles iniciados com a letra S:
- Seiri – Senso de Utilização: separar o que é útil do que não é e melhorar o uso do que é útil.
- Seiton – Senso de Ordenação: um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.
- Seisou – Senso de Limpeza: limpar e evitar sujar.
- Seiketsu – Senso de Saúde: padronizar as práticas saudáveis.
- Shitsuke – Senso de Autodisciplina: assumir a responsabilidade de seguir os padrões saudáveis.
Gestão buscando a redução de resíduos
A redução na geração de resíduos é a segunda prioridade na gestão e gerenciamento de resíduos conforme a Lei 12.305/2010.
O controle dos resíduos em uma empresa é algo fundamental no processo produtivo. O seu gerenciamento é um excelente método que cria oportunidades de redução dos resíduos. Isto pode ser viabilizado através do reaproveitamento e venda de resíduos e aumento de possibilidades de reciclagem, ou por meio da descoberta de novos componentes ou de novas matérias-primas que resultem em produtos mais confiáveis e tecnologicamente mais limpos.
Um dos grandes desafios das empresas é assegurar que todos os resíduos sejam gerenciados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final (do berço ao túmulo), envolvendo as etapas de geração, caracterização, manuseio, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final.
Através da plataforma VG Resíduos é apresentado para sua empresa uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.
Conclui-se que as medidas para diminuir resíduos permite a reinserção das sobras nos processos, uma melhora nos processos e a reciclagem. Além disso, permite a redução de custos co a destinação e o ganho financeiro.
Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
