Recuperação fiscal no descarte de resíduos: quais as vantagens?

02/07/2021

A recuperação fiscal no descarte de resíduos consiste em um meio legal para recuperar uma parte dos impostos tributados aos resíduos. O processo oferece diferentes vantagens à empresa geradora de resíduos, entre elas o valor do estoque de bens imprestáveis é deduzido como custo de produção. A marca da empresa também fica protegida, já que os materiais são descartados da forma correta, evitando que os produtos que não alcançaram o padrão de qualidade sejam indevidamente lançados no mercado consumidor.

Conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da lei 12.305/10, o descarte correto de resíduos é uma obrigação da geradora.

Cumprir a lei evita que a organização fique sujeita ao pagamento de multas e outras penalidades. Também, promove a preservação do meio ambiente, melhora sua imagem perante o mercado e aumenta a possibilidade de conquistar novos. Além disso, a empresa pode usufruir de benefícios financeiros, como a recuperação fiscal.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Ainda existem muitas organizações que não procuram seus direitos ou não o exercem de acordo com as determinações legais. Neste artigo falaremos mais sobre a recuperação fiscal e quais as vantagens para ela. Confira!

O que é a recuperação fiscal no descarte de resíduos?

Tudo que é produzido por uma empresa recebe uma tributação, ou seja, sobre o produto são cobrados algum tipo de imposto. Mesmo nos produtos que não forem disponibilizados para o consumidor final há uma tributação.

Esses tributos sobre os produtos inservíveis acabam gerando um prejuízo considerável às organizações, pois ela não consegue recuperá-lo no final como acontece na venda do produto ao consumidor final.

Contudo, se esses produtos inservíveis (que denominaremos como resíduos) tiverem um descarte adequado e dentro da lei é possível obter algumas vantagens em relação aos tributos, através da dedutibilidade fiscal, ou seja, recuperação fiscal.

Portanto, recuperação fiscal no descarte de resíduos na forma de dedutibilidade fiscal é a forma legal de recuperar impostos sobre matérias-primas, produtos e bens que serão destinados à destruição.

Ou seja, é feito a dedução dos valores relacionados a tributos em função do descarte adequado de resíduos da empresa geradora, deduzindo-se o valor de custo sobre os lucros líquidos.

A recuperação é feita quando existe a necessidade de recuperar uma porcentagem dos impostos pagos durante a produção de algo que não pode ser colocado à venda, seja por motivo de erro de produção, obsolescência ou por qualquer dano que tenha sofrido.

A recuperação trata-se de dois impostos: o imposto de renda (IR) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Para que a organização tenha direito a essa recuperação fiscal é necessário que um representante fiscal da Receita Federal acompanhe o descarte dos resíduos. Isso é determinado pela Lei n° 4.506/1964, artigo 46, incisos V e VI e o Decreto nº 9.580/2018, artigo 303, II, “c”.

Como funciona a recuperação fiscal no descarte de resíduos?

Para que a empresa consiga a recuperação fiscal no descarte de resíduos, primeiramente ela deve contratar uma empresa especializada em gestão de Resíduos, como a VGR – Gestão de Resíduos Online.

A VGR auxilia a geradora a seguir todos os passos corretamente para solicitar junto a Receita Federal a recuperação fiscal.

Com auxílio da VGR a empresa definirá a relação de produtos, matérias-primas, insumos ou mesmo embalagens integrantes de seu estoque que deverão ser destruídos.

Com essa relação é feita a comunicação à Receita Federal.

Tendo posse da relação de produtos inservíveis, um fiscal da Receita acompanha o processo de descarte, conferindo os itens que foram relacionados para a destruição.

Após o processo de destruição, o resíduo gerado recebe a destinação mais adequada, de acordo com suas características.

Posteriormente é feito um laudo detalhando toda a operação. Com o laudo, a Receita Federal emite um termo de destruição de bens obsoletos. Esse termo é entregue para a empresa solicitante.

De posse do termo a organização pode realizar o lançamento do processo como despesa e com isso ter a recuperação fiscal. Algumas empresas conseguem obter um retorno de até 34%.

Quais são essas despesas dedutíveis?

Conforme Lei n° 4.506/1964, artigo 46, incisos V e VI e o Decreto nº 9.580/2018, artigo 303, II, “c” são consideradas despesas e custos relacionados à aquisição, à produção e à venda dos bens e serviços:

Quais são as vantagens da recuperação fiscal no descarte de resíduos?

A recuperação fiscal por meio do descarte de resíduos oferece muitas vantagens. Entre elas:

Como a VGR auxilia sua empresa a ganhar com a recuperação fiscal?

A VGR como sistema integrado de gestão de resíduos pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

A VGR coordena a recuperação fiscal através de um fluxo básico:

Portanto, a recuperação fiscal no descarte de resíduos tem como principal vantagem o ganho financeiro. Além da destinação ambientalmente correta dos resíduos e consequentemente, o aumento da credibilidade da marca da empresa perante os consumidores.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.