Como realizar e lucrar com a logística Reversa de resíduos não industriais?
03/08/2018
A logística reversa de resíduos não industriais pós-consumo é um tema de importância crescente que vem alterando a dinâmica do mercado. Diversos motivos impulsionam a relevância deste tema, porém a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, foi um dos motivos que mais incentivam as empresas a lidar com seu lixo.
A logística reversa de resíduos não industriais é um processo que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas referentes ao retorno dos bens produzidos após o consumo.
A aplicação mais relevante da logística reversa é o controle de devolução e troca de produtos. O objetivo é a recuperação de valor, seja econômico, de prestação de serviços, ecológico, legal, logístico ou de imagem. Confira mais sobre o tema neste artigo!
Leia também: como empresas estão lucrando com a logística reversa do isopor
Logística Reversa de resíduos não industriais pós-consumo
Os resíduos não indústrias pós-consumo caracterizam-se por aqueles produtos já adquiridos, utilizados e descartados pelo consumidor, mas que podem retornar ao seu ciclo produtivo, através canais reversos de pós-consumo como de reciclagem e de reuso.
Exemplos de resíduos não indústrias pós-consumo temos as embalagens plásticas, pneus, pilha e baterias, entre outros.
Com a logística reversa pós-consumo é possível retornar o resíduo descartado ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo.
A logística reversa já é um instrumento utilizado por diversos países como uma alternativa eficiente para o adequado gerenciamento de resíduos. No Brasil foi a PNRS que implantou este sistema. O objetivo é fazer retornar todos os produtos pós-consumo ao setor empresarial. Este retorno garante a recuperação dos materiais recicláveis que farão parte de um novo ciclo produtivo.
A PNRS obrigou inicialmente a implantação da logística reversa às cadeias de:
- embalagens de agrotóxicos;
- pilhas e baterias;
- pneus;
- lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
- óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; e
- produtos eletroeletrônicos e seus componentes.
Por que implantar a logística reversa na empresa?
A PNRS estabeleceu a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. Pela lei todas as empresas estão obrigadas a organizarem um sistema de logística reversa de resíduos.
Várias organizações buscam entidades que lhes deem suporte operacional para atender o que a lei determinou quanto à implantação do sistema de logística reversa pós-consumo.
É possível implantar o sistema por meio de contratação de transportadoras, criação de centros de coletas de resíduos, parcerias com recicladoras, cooperativas e unidades gestoras de resíduos. Além de criação de um ponto de coleta para que o consumidor comum saiba onde deve levar seu produto para o descarte.
A logística reversa de resíduos não industriais vai muito além da obrigação legal. Investir no sistema significa um importante diferencial competitivo para a empresa. Com o sistema a empresa melhora sua imagem perante os seus clientes, além de conseguir gerar lucro vendendo o coletado. Ou mesmo reutilizando em seus processos.
Veja quais são os benefícios da logística reversa de resíduos não industriais:
- cria uma imagem sólida perante os consumidores;
- explora ações de marketing vinculadas à logística reversa;
- melhora o processo de produção já que os resíduos retornam à cadeia produtiva, o que diminui o consumo e os custos de matérias-primas;
- gera produtos mais eficientes já que as empresas passam a adotar tecnologias mais limpas. Isto simplifica a reutilização e a criação de embalagens e produtos que podem ser reciclados com maior facilidade;
- cria consumidores mais conscientes.
100 Open Startups: qual importância para uma startup como a VG Resíduos?
Empecilhos para realizar a logística reversa
Atualmente várias empresas implementaram o sistema de retorno de seus próprios produtos, como as operadoras de celulares, de óleos lubrificantes, lâmpadas, computadores, entre outros.
Porém, o maior desafio da logística reversa pós-consumo é a conscientização da sociedade na questão da educação ambiental. Muitos não têm orientação para o descarte dos materiais que poderiam ser reutilizados. Na maioria das vezes, esses resíduos são destinados aos aterros.
Além desse elemento que desfavorece a implantação do sistema há os relacionados à falta de incentivos à criação de cooperativas de catadores e recicladoras.
A logística reversa de resíduos não industriais pós-consumo deve ser vista como uma grande alternativa para o reaproveitamento dos resíduos em um novo ciclo de vida.
A logística reversa impede o aumento da poluição e da extração continuadas de recursos naturais que, em sua grande maioria, já se encontram em extinção.
Como realizar e lucrar com a logística reversa?
O que fazer para realizar a logística reversa de resíduos não industriais e começar a lucrar com a venda deles? Comece pelo fim, ou seja, pelo consumidor final. Incentive-os a dá o descarte ambientalmente correto dos resíduos.
Abaixo listamos alguns passos para estabelecer o sistema de logística reversa:
Estabeleça uma política de devoluções e trocas
Para que a logística reversa de resíduos não industriais funcione corretamente é necessário estabelecer políticas de devoluções e trocas. Isso ajudará os consumidores como proceder para trocar ou devolver os resíduos.
Saiba mais: sete dicas para vender resíduos e lucrar no Mercado de Resíduos
Estabeleça pontos de devolução e troca
Sem um ponto de coleta dos resíduos não será possível o consumidor destinar o resíduo. Estabelecendo um ponto de coleta, ou até mesmo definindo uma coleta porta-a-porta, torna esse fluxo mais prático para todos os envolvidos.
Saiba mais: como lucrar com a logística reversa de embalagens.
Localize tratadores interessados no resíduo
Hoje é possível lucrar com resíduos a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que precisam de alguma forma destinar seus resíduos de forma ambientalmente correta.
O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.
Para vender resíduos é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a comprar seus resíduos.
A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa que quer investir em logística reversa. É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.
Enfim, a implantação da logística reversa de resíduos não industriais pós-consumo vai muito além do cumprimento da lei. Os benefícios da logística reversa vão desde uma melhor reputação da empresa com os clientes até uma redução de custos e maiores margens de lucro.
Gostou desse assunto ou acha relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.
Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Mercado de Resíduos: obtenha mais clientes e amplie o seu negócio agora!