Como funciona o aterro sanitário?

22/01/2018

Abordaremos neste artigo informações gerais sobre o aterro sanitário, como funciona, para que serve e importância dessa obra de engenharia para tratamento dos resíduos sólidos.

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. Este espaço é composto por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto.

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Entenda o funcionamento do aterro

O aterro sanitário é uma obra de engenharia com o objetivo de tratar a decomposição final dos resíduos da forma mais ambientalmente correta possível. O seu funcionamento é basicamente assim:

Normatização e legislação dos Aterros Sanitários

Segundo a norma da ABNT NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais.

Este método utiliza dos princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos em uma menor área possível e reduzir os volume dos resíduos o máximo possível, cobrindo com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho.

De acordo com a norma da ABNT NBR 13896/1997, é recomendado que a construção dos aterros tenha vida útil mínima de 10 anos. O seu monitoramento deve prolongar-se por pelo menor mais 10 anos após o seu encerramento.

A Lei 11.107/2005 e a Resolução 404/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário de pequeno porte de resíduos sólidos urbanos.

Aterro sanitário: o tratamento do chorume deve ser uma prioridade?

Outras formas de disposição de resíduos

Além da minimização dos impactos causados pela disposição dos resíduos, há também outras maneiras viáveis que são a reciclagem, a compostagem, a reutilização e a redução dos resíduos.

Com a reciclagem, materiais que podem ser reciclados não vão para o aterro. Mas para que isso seja possível, é necessário que ocorra a coleta seletiva do lixo, ou seja, a separação dos diferentes componentes utilizados.

O homem utiliza a compostagem para controlar o processo biológico dos micro-organismos ao transformarem a matéria orgânica em um material chamado composto, semelhante ao solo; utilizado como adubo por ser rico em nutrientes minerais e húmus. Esse processo aumenta a presença de fungicidas naturais e a retenção de água pelo solo.

Estima-se que o Brasil possui cerca de 1.700 aterros sanitários, em que o solo é preparado para que o lixo não prejudique o meio ambiente, não cause mau cheiro, poluição visual ou a proliferação de animais.

Funcionamento operacional do Aterro Sanitário

Para ser considerado aterro sanitário são necessários no mínimo as seguintes características descritas abaixo:

Leia mais: cinco ações que afastam o passivo ambiental da sua empresa

Importância do aterro sanitário

Os aterros são importantes pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. E ainda tem a forma ambientalmente correta para tratar a decomposição dos resíduos.

Para a melhor solução ambiental concomitantemente ao aterro, vejamos algumas pontuações:

  1. Minimização dos resíduos produzidos – através da sensibilização para uma mudança de hábitos de consumo;
  2. Valorização dos materiais que podem ser reutilizados nas indústrias através da reciclagem ou na agricultura orgânica através da compostagem – minimizando assim a retirada de matéria-prima e energia gasta na fabricação de produtos;
  3. Correta destinação dos rejeitos, ou seja, os resíduos sólidos urbanos que não se enquadram nas opções anteriores: o aterro sanitário em conjunto com a coleta seletiva.

Consultoria para gestão dos resíduos sólidos

Muitas empresas e pessoas perceberam que a compostagem ou até mesmo a coleta seletiva é uma alternativa válida para realizar o gerenciamento dos resíduos, como também, uma forma de lucrar através da venda dos resíduos para outras corporações.

Mercado de Resíduos é uma ferramenta da VG Resíduos que promove o encontro entre as empresas produtoras e as que tratam variados tipos de resíduos.

Nesse método eficiente, empresas encontram soluções lucrativas para resolver a questão do lixo produzido pelo próprio negócio.

Consultoria Verde Ghaia em gestão de resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo de gestão de resíduos, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.