Aprenda como identificar as fontes geradoras de resíduos do seu negócio
19/09/2017
Se você é uma empresa tratadora certamente se interessa buscar fontes geradoras de resíduos. É possível solucionar esse impasse, realizando parcerias com organizações e ampliando sua rede de contatos.
O tratamento de resíduos, além de ser ecologicamente viável e correto, poupa a saúde humana e o meio ambiente. Mas como buscar resíduos para tratar para ampliar meu negócio? Acompanhe!
Leia também: Quatro dicas eficientes para localizar geradores de resíduos químicos
Quais são os tipos de fontes geradoras?
Os resíduos podem dividir-se de acordo com sua fonte geradora, sendo organizados em cinco classes:
- Resíduos domiciliares: são aqueles produzidos dentro de casa, como restos de comida, produtos deteriorados, papéis, plásticos, metais, vidros, latas, fraldas descartáveis, papel higiênico… Devido à sua composição, rica em matéria orgânica, esse resíduo, quando se decompõe, produz chorume, líquido escuro ácido e de odor desagradável, com elevado potencial poluidor.
- Resíduos comerciais e industriais – produzidor nesses tipos de estabelecimentos, tem composição variável. Podem ser desde restos de comida e resíduos de processamento até especiais, como explosivos, inflamáveis e tóxicos que constituem uma categoria especial.
- Resíduos públicos – são os resíduos resultantes de varrição, capina dos locais públicos, bem como móveis velhos, galhos, cerâmicas, entulhos de obras e outros materiais.
- Resíduos de fontes especiais – são aqueles que, em função de determinadas características peculiares, passam a merecer cuidados especiais em seu condicionamento, manipulação e destino.
- Resíduos agrícolas – são os resultantes de atividades pecuárias e agrícolas.
Empresas sustentáveis
Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para isso, a empresa deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Com isso, a sustentabilidade empresarial pode mudar de forma positiva a imagem da empresa junto às partes interessadas. Ressalta-se que as atitudes devem ser verdadeiras, tendo resultados práticos e significativos para o meio ambiente e sociedade como um todo.
Um breve exemplo de práticas empresariais sustentáveis são: reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica.
Como definir as fontes geradoras da sua empresa?
As empresas devem submeter a um processo de análise e diagnóstico para gerenciar os resíduos sólidos produzidos.
1. Conheça a geração dos resíduos sólidos
- Definir as fontes, quantidades e tipos dos resíduos gerados e fazer um diagnóstico das condições atuais de gerenciamento dos resíduos da empresa;
- Definir as melhores práticas para a gestão, fundamentado em subsídios suficientemente concretos, onde se possa oferecer uma contribuição técnica e inovadora, voltada nitidamente para as necessidades da prática e do desenvolvimento sustentável da empresa.
2. Observe as diretrizes básicas
- Reduzir a geração de resíduos na fonte geradora;
- Segregar na origem, minimizando a geração de resíduos;
- Priorizar a reutilização ou reciclagem dos resíduos;
- Minimizar o consumo de recursos naturais;
- Minimizar liberações para o meio ambiente resultante das atividades;
- Providenciar a disposição adequada dos resíduos remanesce.
3. Elabore um plano de ações para o seu negócio
Passo 1: Coleta de Informações Disponíveis
São coletadas todas as informações necessárias para subsidiar o plano com base em dados amostrais e considerando as peculiaridades e especificidade do gerador, bem como as estratégias de gerenciamento existentes.
Passo 2: Identificação dos resíduos
O passo 2 enfoca a identificação dos tipos de resíduos gerados por áreas específicas, isto é, por fonte geradora.
- Identificação dos locais que geram resíduos: decidir quais das correntes de resíduos que devem ser amostradas e examinadas em mais detalhes;
- Caracterização dos resíduos gerados em cada fonte.
Como os resíduos gerados são de diversos tipos, no levantamento da situação atual é necessário determinar a especificação do resíduo por fonte geradora, onde é contemplado: categoria, grupo, códigos dos resíduos e principais tipos identificados.
Passo 3: Amostragem dos resíduos
O planejamento da amostragem visa garantir uma amostra normal ou típica do resíduo.
Passo 4: Análise dos dados da amostragem
A proposta deste passo é converter os dados encontrados em estimativas significativas de taxa anual de geração de resíduos. Todas as informações coletadas durante o passo anterior foram usadas para desenvolver diagramas simples mostrando a quantidade gerada em todas as fontes de geração de resíduos e como este é atualmente gerenciado.
Passo 5 - Identificação das oportunidades
Uma vez que o levantamento da situação atual, com relação a resíduos, foi finalizado e se tem conhecimento das quantidades significativas de resíduos, são identificadas as oportunidades para refletir os princípios de redução, de reuso e de reciclagem.
Passo 6: Avaliação Técnica
A avaliação técnica deve determinar se uma opção de gerenciamento de resíduos proposta irá funcionar. As decisões a respeito da separação na fonte e reciclagem de materiais envolvem a equipe de trabalho da empresa, o mercado para os materiais, o espaço para estocar o material dentro da unidade, dentre outras análises.
Passo 7: Documentação
A documentação compreende um relatório com os procedimentos para implementação e as instruções de trabalho referentes aos resíduos.
A ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental.
A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.
Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação já! Conheça também a plataforma para Gerenciamento de resíduos.
Sendo assim, essas dicas podem ajudar sua empresa tratadora a buscar fontes geradoras de resíduos. Assim, solucionando esse impasse, pode-se ampliar sua rede de contatos e alavancar seu negócio.
Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.
Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog: Como se destacar sendo um especialista no tratamento de resíduos